HOSPITAL MEMORIAL SÃO FRANCISCO

Transformar salas, escritórios, lounges, recepções, bares, lojas e restaurantes em ambientes agradáveis,
harmônicos, organizados e, ao mesmo tempo, eficientes no impacto visual da marca, é um dos principais
objetivos da Ambientação Corporativa. Inúmeras opções de materiais, tecnologias e equipamentos proporcionam
ambientações únicas, com identidade própria, lembrando que as necessidades da marca, assim como as dos
clientes são as referências básicas para guiar o desenvolvimento do projeto de ambientação corporativa e
sinalização. A depender dos valores da marca a ambientação corporativa pode ser tradicional, irreverente, clean,
acolhedora, contemporânea entre tantos outros estilos para objetivos distintos. Tudo vai depender do objetivo do
ambiente e sua funcionalidade.

Sinalização –  Organizar seu ambiente de trabalho de uma forma harmônica e com a identidade visual da sua marca é o
objetivo da sinalização, que utiliza-se do senso estético para compor e sinalizar ambientes corporativosespecíficos.
Os Hospitais são espaços complexos, com diferentes fluxos e grande número de salas e funções. Ocupam-se diaria mente com a saúde e vida das pessoas, carregando uma forte carga emocional. Dessa forma, é natural que o usuário se sinta desamparado ao se encontrar em um local confuso, mal sinalizado e pouco acolhedor. Nesse cenário adverso, o presente trabalho da ADHARA BRAND propõe um logo, identidade visual, sistema de sinalização e ambientação para
o Hospital Memorial São Franisco, localizado na cidade de João Pessoa/PB. Através de pesquisa referencial teórica, explorando os conceitos de Design Gráfico Ambiental, ergonomia, Design Universal e acessibilidade, e posterior análise do local, levantamento fotográfico e entrevistas com os diferentes públicos, se buscou compreender os espaços e as necessidades dos usuários e da instituição, chegando ao conceito do projeto: bem-estar. A partir desse conceito foi
criado um sistema que procurou otimizar e qualificar o ambiente estudado, a fim de melhorar a experiência daqueles que o utilizam. Durante todos esses anos, o objetivo foi inovar para corresponder às expectativas do Dr. Italo Kumamoto. Em 2017, a proposta foi a de redesenhar as unidades de atendimento, utilizando como base o novo conceito branding, criado pela ADHARA BRAND Design para o Memorial São Francisco.

Layout Inteligente e Dedutivo – Desde que surgiu, o negócio apresenta uma identidade facilmente reconhecida pelas pessoas, associada a um fluxo de
atendimento eficaz. Mas para o negócio realmente dar certo tudo tem de “conversar” entre si! A padronização de logotipo, cores e acabamentos, a comunicação visual, a sinalização e a forma de trabalhar e acolher só irão de fato funcionar se estiverem em total harmonia com o layout – é uma operação casada em diversas frentes simultâneas. Quem usufrui do atendimento da rede, onde paciente, médicos, fornecedores e parceiros sente que tudo flui, que “funciona”.

Experimente. Se for a um lugar em que sabe onde será atendido, com quem falar, o que fazer e como agir, se você se sentir “orientado”, tenha certeza, você está em um espaço planejado, com um layout inteligente, que procurou prever e antecipar todas as suas necessidades para lhe deixar seguro e confortável naquele espaço.
O desafio – Durante seus anos de existência, o Hospital se expandiu de forma nem sempre ordenada e configurou em um hospital sem estilo e modelo diverso. Neste cenário, o grande desafio era padronizar a fachada e fortalecer a marca.
Metodologia – Uma linguagem similar e condizente com o novo conceito. Neste contexto optou-se por implantar a atual padronização, se adequando ao que já havia nestes espaços, gerando uma economia na reforma destes imóveis, considerando que eram projetos recentes, com um desenho contemporâneo e com a presença predominante da cor verde turquesa. No projeto de reforma externa criou-se um conceito de tecnologia e modernidade.
O resultado – A identidade determinava a predominância da cor VERDE TURQUESA e foram introduzidas novas cores como vermelho, presente no novo logotipo.
O projeto de padronização da fachada então tratou de “encapar” de forma a minimizar reforma suja e cara e material ultrapassados como granito e pastilhas, substituida por ACM, além de evitar desperdícios. Seguiu-se um desenho limpo, geométrico, reto e com muito champanhe, bege, laca branca e prata, com a presença (como tom de humanização). O novo elemento, a cor verde turquesa, funcionou como “link” a anunciar a mudança que o branding preconizava.
Foi criada uma espécie de “clipe” verde turquesa nas fachadas. Sempre em posições de destaque, além disso, padronizamos também a forma de apresentar o logotipo.

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