Significado da Cor Vermelha
Esta é a cor própria, e uma das mais comuns, dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor. Aumenta a atenção, a pressão sanguínea, é estimulante e motivadora. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
Significado da Cor Laranja
Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. É de caráter estimulante e relaciona-se com mais com produtos comestíveis.
Significado da Cor Amarela
É a cor mais intelectual, representa calor, já que se associa com o sol ou com o poder, pois assemelha-se ao ouro. No entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, inteligência, comunicação, força, alegria, ou inveja, ira, covardia, traição e arrogância. Chama atenção e causa um forte impacto no público, pelo que é geralmente usado nos sinais de trânsito. Pode usar-se em artigos para pessoas que procuram o triunfo e poder. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável o uso em superfícies muito extensas.
Significado da Cor Verde
Estimulante, indica versatilidade, simpatia e renovação. É considerada uma cor de equilíbrio. Mas comercialmente, tem pouca força sugestiva, pois oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, esperança, natureza, vegetação, saúde, lógica, frescura, crescimento e juventude. Também podem anunciar artigos aparentemente ecológicos ou produtos de menta e em refrigerantes cítricos, pois é símbolo de frescura.
Significado da Cor Azul
Possui grande poder de atração e é neutralizante nas inquietações do ser humano. Acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. É também a mais fria das cores, porém, a mais atraente. É a cor do infinito, dos sonhos, e remete também à inteligência, emoções profundas e eternas. Pelo que representa, o azul é cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia, também usado para embalar alimentos congelados, pois dá a impressão de que estão frios.
Significado da Cor Rosa
É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor e nobreza. Está relacionado com produtos femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento infantil e pré-adolescente.
Significado da Cor Roxa
É a cor da prudência, remete a sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Tem a ver com o emocional, o espiritual e transmite profundidade e experiência. É utilizado para comunicar melancolia, realeza, dor, sentimentos intensos, religiosidade, magia e sofisticação. Na publicidade, é utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc.
Significado da Cor Ouro
Cor representativa do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
Significado da Cor Castanha
Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.
Significado da Cor Café
É uma cor masculina, severa e confortável que dá a impressão de gravidade e equilíbrio. Igualmente se associa com a terra, bosques e o outono. No comércio, é muito utilizado para anunciar produtos da temporada do outono.
Significado da Cor Cinza
Encontra-se na transição entre o alvo e o negro. Simboliza neutralidade, discrição, indecisão, velhice e ausência de energia; também pode comunicar sentimentos de tristeza, dúvida e melancolia. Esta é uma cor que se adapta a tudo. Quando se usa uma cinza prateado, pode ter-se a sensação de brilhantismo, luxo, elegância e velocidade. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
Significado da Cor Preta
Transmite refinamento, elegância e sofisticação, ainda que também representa o mau, a morte, a escuridão, mistério, bem como poder e elegância. Muitos artigos nesta cor são para pessoas que gostam de exclusividade. Utiliza-se para anunciar e estimular a compra de produtos dispendiosos e de luxo. Deve ser evitado o excesso, pois tende a gerar frustração, apesar de ser expressivo é angustiante ao mesmo tempo.
A psicologia das cores entre homens e mulheres
Cores que os Homens mais gostam:
- Azul: 57%
- Verde: 14%
- Preto: 9%
- Vermelho: 7%
- Laranja: 5%
- Cinza: 3%
- Marrom: 2%
- Branco: 2%
- Amarelo: 1%
Cores que as Mulheres mais gostam:
- Azul: 35%
- Roxo: 23%
- Verde: 14%
- Vermelho: 9%
- Preto: 6%
- Laranja: 5%
- Marrom: 3%
- Amarelo: 3%
- Cinza: 1%
- Branco: 1%
57% dos homens e 35% das mulheres disseram que a cor que mais gostam é a cor azul.
O azul é tão popular porque é universalmente associado com água limpa, céu claro, autoridade, verdade e tranquilidade, fazendo com que seja um eterno favorito entre todas as faixas etárias e sexos.
Cores que os Homens gostam menos:
- Marrom: 27%
- Roxo: 22%
- Laranja: 22%
- Amarelo: 13%
- Cinza: 5%
- Branco: 5%
- Verde: 2%
- Vermelho: 2%
- Preto: 1%
- Azul: 1%
Cores que as Mulheres gostam menos:
- Laranja: 33%
- Marrom: 20%
- Cinza: 17%
- Amarelo: 13%
- Roxo: 8%
- Verde: 6%
- Branco: 3%
- Preto: 0%
- Azul: 0%
- Vermelho: 0%
27% dos homens disseram que a cor que menos gostam é a cor marrom.
33% das mulheres disseram que a cor que menos gostam é a cor laranja.
Quer conferir o resultado completo da pesquisa do Joe Hallock? Acesse o site (Inglês) Joehallock.com.
Alguns dados interessantes sobre a psicologia das cores para Tweetar
- (Tweet) 60% das pessoas estão dispostas a comprar um produto se a palavra “Garantido” estiver associado ao mesmo.
- (Tweet) 42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o designer e as cores de um site.
- (Tweet) 80% das pessoas dizem que simpatizam com uma determinada marca e lembram dela somente quando a mesma possui as cores da sua preferência.
- (Tweet) 93% dos consumidores avaliam os aspectos visuais do produto.
- (Tweet) A Cor Azul ativa o córtex pré-frontal e em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene.
- (Tweet) A cor laranja e amarela ativam o sistema dopaminérgico e estimula a energia, entusiasmo, alegria e esperança.
- (Tweet) A cor rosa ativa a área Tegmentar ventral e em um tom claro dá a ideia de inocência, feminilidade e rompimento de preconceito.
- (Tweet) A cor cinza ativa o Putâmen, normalmente estimula a neutralidade. Pode também significar indecisão ou ausência de energia.
- (Tweet) A cor verde ativa o Córtex Pré-Frontal. Frequentemente remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio.
- (Tweet) A cor marrom ativa o sistema límbico. É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.
- (Tweet) A cor roxa ativa o Pólo Frontal. Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.
- (Tweet) A cor vermelha ativa a Amígdala e o Núcleo Accumbens. Estimula a emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade.
- (Tweet) A cor preta ativa a Amígdala. Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção.
- (Tweet) Segundo a pesquisa de Joe Hallock a cor marrom é a cor que os homens gostam menos.
- (Tweet) Segundo a pesquisa de Joe Hallock a cor laranja é a cor que as mulheres gostam menos.
- (Tweet) Segundo a pesquisa de Joe Hallock a cor azul é a cor preferida de homens e mulheres.
Sites interessantes que também falam sobre a Psicologia das Cores:
Comentários